Blog criado como espaço de encontro e provocações para que alunos dos cursos de licenciaturas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro aventurem-se na escrita, tornando-se autores de novas versões para histórias tradicionais e de histórias inéditas.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Congresso Internacional "entre" micróbios (história Sandra)

A luta pela vida...

Enquanto a raça humana combate entre si mesma, brigando por terras e por recursos cada vez mais escassos, a vantagem está com os micróbios...

Congresso internacional entre os micróbios.

Em algum laboratório terrorista...

Vocês têm que se especializar sempre, veja o exemplo do que acontece com o vírus da influenza ele tem características próprias que lhe permitem mudar continuamente, escapando ao reconhecimento de várias vacinas.

Temos de fazer isso Lassa? Perguntava Ebola.

Lógico! Precisamos nos preparar para a próxima peste. Daqui alguns séculos com os avanços da Medicina serão raros encontrar algum humano doente. Necessitamos aprender a viver numa aldeia globalizada! Ebola e HIV escutavam atenciosas as explicações de Lassa.

Vivemos em guerra constante com os humanos? Pergunta o vírus HIV.

Uma luta de vida e de morte entre nós micróbios e os homens, nesse terreno, os pesquisadores despontam como "heróis salvadores" de agrupamentos humanos, eles são nossos piores inimigos.

Existe alguma estratégia de combate contra eles? Pergunta outros vírus presentes.

Sim, alguns termos como "bomba biológica", "guerra bacteriológica", "supervírus", "superepidemia", "biodefesa" e, naturalmente, "bioterror" passaram a ser de usos corriqueiros entre as grandes nações do planeta e todas elas podem levar à morte dos infectados. E é por meio destes projetos que estamos reunidos aqui hoje. Explica a palestrante da noite.

E o mais legal de tudo isso caros colegas, é que não existe um plano abrangente de defesa contra esses ataques entre eles! Acrescenta outro doutor da viruslogia.

Poderemos ganhar nesta luta Doutor Marburg? Pergunta uma bactéria insistente.

Claro! O futuro da humanidade pode estar próximo e o melhor com a participação da ciência!


Enfim, a humanidade vai ter de mudar sua perspectiva sobre seu lugar na ecologia da Terra, ou aprendemos a viver em sociedade ou seremos extintos pelos evoluídos micróbios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário