Blog criado como espaço de encontro e provocações para que alunos dos cursos de licenciaturas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro aventurem-se na escrita, tornando-se autores de novas versões para histórias tradicionais e de histórias inéditas.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Minha história

A viagem de campo inesquecível
Todos de malas prontas para a viagem tão esperada era uma excursão dos alunos de biologia para uma ilha do litoral brasileiro. Perneira, lanterna, repelente, máquinas fotográficas, caixinha de primeiros socorros, e o mais importante: a animação que já estava na bagagem. Animação tínhamos de sobra. Saímos em um avião, o que para muitos foi uma experiência nova. Um frio na barriga durante a decolagem, mas depois o medo passou e ai foi só curtição. Depois de já estarmos devidamente alojados, fomos conhecer o lugar, fazendo um pequeno passeio. Que paisagem linda, muitas árvores, pássaros cantando e voando de um galho pro outro. Plantas e flores incríveis, acho que nunca tinha visto algo tão bonito. Depois do passeio voltamos para o alojamento, jantamos, contamos algumas histórias e demos muita gargalhada e, enfim deitamos. Dormimos feito anjo.
            Logo bem cedo todos já estavam de pé, e aí sim preparadíssimos para ir a campo, juntamente com o professor de zoologia Caio. Passamos o dia inteiro observando animais, macacos tinham de montão, eu perdi a conta de quantas aves vimos: tucanos, gaviões, araras...também haviam tatus, cupins, pequenos insetos... e ficamos lá até anoitecer. Quando estávamos descansando ouvimos ruídos estranhos, chiados, galhos e folhas quebrando e se mexendo...
_Ahhhhhhhhhhhhh!!!!!!!!!! Gritaram os alunos _É um bicho!! Pode ser algum animal grande!
Caíque se habilitou pra ver o que era... e se infiltrou no meio das árvores e plantas... passaram-se trinta minutos e nada do Caíque voltar.
_Vou atrás dele, isso não tá certo! _disse Caio.
Rodrigo, Mateus e Gustavo foram juntos com o professor e os outros alunos ficaram no mesmo lugar. A tensão era predominante. “O que será que está havendo, o que aconteceu com eles?” Essa era a dúvida de todos os alunos. Pernas tremendo, frio na barriga, um segurando na mão do outro. De repente ouvem-se barulhos de passos... “Acho que eles estão voltando!” Entre as árvores aparece o Gustavo e o Mateus, chamando o restante da turma: Venham, venham aqui, o professor e os outros estão ali na frente!
_O que aconteceu? _Perguntou um dos colegas.
_Quando chegar lá vocês verão, calma _ respondeu Mateus.
Quando, enfim, chegaram ao local onde estavam os “desaparecidos”, eles avistaram um bicho-preguiça com um filhote. “Oh, que lindo, uma preguiça!! Era a preguiça que fez aquele barulho todo?” Caíque respondeu:
_Não, não foi a preguiça que fez aquele barulho todo. Quando eu saí para ver o que seria, vi um animal saindo correndo, provavelmente ele se assustou com o barulho que fizemos, mas não consegui ver que bicho era. Tentei perseguir o animal, mas poucos metros depois me deparei com a preguiça subindo em uma árvore, junto com seu filhote em suas costas.
_E por que você não voltou para nos avisar? Nós ficamos preocupados com você! _disse um dos alunos.
_Desculpa ter sumido por um momento, mas quando eu vi a preguiça meu encantamento por ela era tão grande que não consegui pensar em mais nada. Fiquei hipnotizado por ela _respondeu Caíque.
_Já que encontramos um bicho-preguiça, vamos estudá-la um pouco _disse o professor Caio. _O bicho-preguiça é um mamífero que se alimenta de folhas de embaúba.
_Mas por que ele recebeu esse nome? _Perguntou Nayara.
_Ele recebeu esse nome, bicho-preguiça, devido aos seus lentos movimentos. Como ele possui uma pelagem grossa, não podem se movimentar depressa para não aumentar a temperatura do seu corpo. Sua vida dura em média 50 anos e os machos e fêmeas encontram-se somente para se acasalar. A gestação dura de seis a oito meses, nascendo apenas um filhote.
_Tenho outra dúvida: por que ele possui essas garras tão grandes? Elas podem nos machucar, não pode?
_Essa eu sei _respondeu Caíque. _Essas garras servem para se apoiar e escalar as árvores. E é claro que se for segurá-la é necessário tomar cuidado para não se machucar com as garras da preguiça.
_Isso mesmo Caíque, ponto pra você.
Depois de uma semana de campo, a turma pegou o avião de volta pra casa. E o Caíque não esquecia da preguiça que conheceu, olhava pela janela e a via desenhada em uma das nuvens no céu.
_Está pensando em que, Caíque? Qual é o motivo de tanta distração? _Perguntou Nayara.
_Estou lembrando os momentos bons que tivemos nessa viagem, principalmente feira tem prova de botânica.
_Mas você tinha que ter me lembrado disso justo agora??
a preguiça e seu filhote. Pra mim foi uma das melhores viagens que já fiz.
_Pra mim também. Mas não fica muito tempo distraído pois essa semana temos que estudar, sexta-

Nenhum comentário:

Postar um comentário