Blog criado como espaço de encontro e provocações para que alunos dos cursos de licenciaturas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro aventurem-se na escrita, tornando-se autores de novas versões para histórias tradicionais e de histórias inéditas.

domingo, 30 de outubro de 2011

ENQUANTO O SONO NÃO VEM... (ANA PAULA FELIPE JORDÃO)

ENQUANTO O SONO NÃO VEM... (ANA PAULA FELIPE JORDÃO)
HELENA É UMA MENININHA QUE NÃO GOSTA DE DORMIR, OU MELHOR, GOSTAR ELA GOSTA, O PROBLEMA É QUE PARECE QUE O SONO NUNCA VEM...
- MAMÃE POR QUE TENHO QUE DORMIR SE NÃO TENHO SONO? ERA A FREQUENTE INDAGAÇÃO DE HELENA À SUA MÃE.
E A MÃE SEMPRE RESPONDIA:
- LENINHA O CORPO PRECISA DESCANSAR, ELE TRABALHOU MUITO POR UM DIA E AGORA MERECE DESCANSO, OU PELO MENOS, MERECE DIMINUIR O RITMO.
HELENA ACEITAVA, MAS PENSAVA: NÃO ME SINTO CANSADA, E NO QUE SERÁ QUE MEU CORPO TRABALHOU, EU NÃO VI NADA... QUE RITMO É ESSE QUE ELE TEM DE DIMINUIR? SERÁ UM TANGO, UM SAMBA, UMA LINDA VALSA, QUALQUER HORA VOU DESCOBRIR...
CERTO DIA SUA MÃE DISSE QUE EXISTE UMA MANEIRA DE AJUDAR O SONO A CHEGAR: CONTAR CARNEIRINHOS.
HELENA SEMPRE GOSTOU MUITO DE NÚMEROS E ESSA HISTÓRIA DE CONTAR CARNEIRINHOS LHE DESPERTOU UM GRANDE INTERESSE.
- COMO ASSIM MAMÃE? CONTAR CARNEIRINHOS NA HORA DE DORMIR? SERÁ QUE DEVO PROCURAR UM LOCAL QUE TENHA CARNEIRINHOS E MONTAR UMA BARRACA POR LÁ? ...AH ISSO SERIA MUITO INTERESSANTE, EMOCIONANTE, ESTOU GOSTANDO DA IDEIA MAMÃE, QUANDO POSSO POR EM PRÁTICA? CONTE-ME MAIS...
SUA MÃE JÁ CONHECIA A IMAGINAÇÃO AGUÇADA DE SUA FILHINHA, E ENQUANTO ELA ESPLANAVA SEUS PENSAMENTOS A MÃE SE DIVERTIA MUITO.
RINDO A MÃE COMEÇOU A EXPLICAR:
- CALMA HELENA, VOCÊ VAI CONTAR OS CARNEIRINHOS QUE ESTARÃO NA SUA MENTE! VOCÊ VAI DORMIR AQUI EM CASA, NO SEU QUARTO, E PENSARÁ NOS CARNEIRINHOS PULANDO UMA CERQUINHA, CONFORME ELES PULAM A CERQUINHA VOCÊ OS CONTARÁ.
- ENTENDO, RESPONDEU HELENA, UM POUCO DESANIMADA, MAS TEM QUE SER CARNEIRINHOS, OU POSSO CONTAR OUTROS ANIMAIS? E POR QUE AS PESSOAS CONTAM JUSTAMENTE OS CARNEIRINHOS?
SUA MÃE NÃO TINHA PARADO PRA PENSAR SOBRE ESTAS QUESTÕES, MAS SE LEMBROU DAS HISTÓRIAS SOBRE OS PASTORES DE OVELHAS, E DEU A SEGUINTE EXPLICAÇÃO:
- QUERIDA EXISTE UMA PROFISSÃO MUITO ANTIGA QUE É A DO PASTOR DE OVELHAS...
HELENA INTERROMPE:
- MÃE ESTOU INTERESSADA NOS CARNEIRINHOS AGORA, E NÃO NAS OVELHAS!!!
- EU SEI MINHA FILHA, OS CARNEIRINHOS SÃO OS MARIDOS DAS OVELHINHAS...
- COMO EU ESTAVA DIZENDO, OS PASTORES DE OVELHAS E CARNEIROS, CUIDAM DE UM REBANHO COM MUITAS OVELHAS, CONDUZEM-NAS PARA MELHORES ÁREAS DE PASTAGENS, LEVAM-NAS PARA O ABRIGO QUANDO VEM UMA TEMPESTADE, OU PARA DORMIREM...
NOVAMENTE A MÃE É INTERROMPIDA...
- MAS EM QUE MOMENTO ELAS DORMEM E COMO VOU FAZER COM QUE ELAS FIQUEM PULANDO A TAL CERQUINHA? AH MAMÃE ELAS FICARÃO COM O CORPO MUITO CANSADO, E QUANDO QUE ELAS PRECISARÃO DIMINUIR O RITMO?... E EM SEUS PENSAMENTOS JÁ SE INDAGOU: QUAL SERÁ O RITMO DAS OVELHAS...SERÁ UM SERTANEJO???
- CERTO, HELENA... ELAS VÃO PULAR UM POUCO E ASSIM QUE VOCÊ DORMIR ELAS TAMBÉM DORMIRÃO COM VOCÊ.
É CLARO QUE NESTE MOMENTO HELENA IMAGINOU SUA PEQUENA CAMA LOTADA DE CARNEIRINHOS. MAS FICOU BEM QUIETINHA PRA DEIXAR SUA MÃE TERMINAR A HISTÓRIA...
E A MÃE DISSE:
- MAS VOLTANDO À HISTÓRIA... OS PASTORES DE OVELHAS SEMPRE CONTAM O SEU REBANHO PARA SABEREM SE ALGUMA OVELHA SE PERDEU PELOS CAMINHOS QUE ELES PERCORRERRAM. ELES SE PREOCUPAM COM CADA OVELHA, E SE FOR PRECISO DEIXAM TODO O REBANHO PARA BUSCAR UMA OVELHA QUE TENHA SE PERDIDO. ACHO QUE ESTA É UMA BELA HISTÓRIA PARA RESPONDER O PORQUÊ DE SE CONTAR CARNEIRINHOS. O QUE VOCÊ ACHOU?
- ACHEI LINDA MESMO MAMÃE, E VOU COLOCAR EM PRÁTICA NESTA NOITE.
NA HORA DE DORMIR HELENA, COM OS OLHOS FECHADOS, COMEÇOU A IMAGINAR...
PRIMEIRO ELA FEZ UM LINDO CENÁRIO EM SUA MENTE.
UMA ÁREA AMPLA TODA GRAMADA, AO LONGE SE AVISTAVA MONTANHAS E COMO ERA NOITE A LUA APARECIA ACIMA DELAS, E NO RESTANTE DO CÉU UMA FESTA DE ESTRELAS. NO MEIO DO GRAMADO ESTAVA UMA CERQUINHA DE MADEIRA QUE FORA PINTADA DE COR-DE-ROSA BEM CLARINHO...
OPS!!!...HELENA SE ENCANTOU COM A CERQUINHA E RESOLVEU FAZER UNS DESENHOS NA MADEIRA PARA DEIXAR A CERCA MAIS LINDA AINDA, NA VERDADE HELENA SEMPRE QUIS DESENHAR NAS PAREDES DA CASA, MAS NÃO PODIA EM TODAS AS PAREDES, SÓ EM UMA PAREDE DO SEU QUARTO QUE SUA MÃE DEIXAVA. ENTÃO APROVEITOU A OPORTUNIDADE, PEGOU UNS LÁPIS, SENTOU NA GRAMA E AO SOM DOS GRILOS PÔS MÃOS À OBRA... DESENHOU SEUS AMIGUINHOS, SEUS BICHINHOS PREFERIDOS (QUE ERAM MUITOS), ÁRVORES, FLORES, CASINHAS, CARROS, BOLOS DE CHOCOLATE COM CONFEITOS... ACABOU DORMINDO SEM NEM VER OS CARNEIRINHOS PASSAREM, ALI MESMO NA GRAMA... OU MELHOR, NA CAMA.

NA MANHÃ SEGUINTE SUA MÃE A ACORDOU COM UM BEIJO E PERGUNTOU:
- E ENTÃO QUANTOS CARNEIRINHOS VOCÊ CONSEGUIU CONTAR?
HELENA PENSOU UM POUCO E RESPONDEU:
- NENHUM... FIQUEI MUITO OCUPADA COM A CERQUINHA!
E SAIU DA CAMA SEM DAR MAIORES DETALHES PARA SUA MÃE, MAS NO FUNDO ESTAVA UM POUCO TRISTE POR NÃO TER DADO TEMPO DE CONTAR OS CARNEIRINHOS...
SUA MÃE RINDO PENSOU: PELO MENOS ELA DORMIU BEM ESTA NOITE.
HELENA NÃO VIA A HORA DE PODER DORMIR NOVAMENTE...
NA HORA DO JANTAR PERGUNTOU AO SEU PAI:
- PAPAI VOCÊ JÁ VIU UM CARNEIRINHO? ELES SÃO CAPAZES DE PULAR ALTO? SÃO BONZINHOS? SÃO FOFINHOS? QUAL O SOM QUE ELES FAZEM?
E O PAI RESPONDEU:
- QUANTAS PERGUNTAS MINHA FILHA! BOM, EU JÁ VI UM CARNEIRINHO E SUA ESPOSA...
E HELENA COMPLETOU:
- A OVELHINHA...
- ISSO MESMO, ESTOU VENDO QUE VOCÊ ESTÁ SABENDO DESTE ASSUNTO. MAS, ENTÃO, ELES NÃO SALTAM TÃO ALTO.  AS FÊMEAS SÃO MUITO DÓCEIS, JÁ OS MACHOS COMO ESTÃO SEMPRE PREOCUPADOS EM DEFENDER SUA FAMÍLIA DAS RAPOSAS QUE PODEM ATACÁ-LOS, NEM SEMPRE SÃO TÃO DÓCEIS. QUANTO A SEREM FOFINHOS VAI DEPENDER DA RAÇA DELES, UNS SÃO MAIS FOFINHOS QUE OS OUTROS. JÁ QUANTO AO SOM, REPITA COMIGO: MÉÉÉÉH...MÉÉÉÉH...MÉÉÉH...
HELENA BRINCOU DE OVELHINHA COM SEU PAI ATÉ A HORA DE IR PARA A CAMA, E AGORA ELA JÁ SABIA MAIS SOBRE OS CARNEIRINHOS, E ESTAVA ANSIOSA PARA VÊ-LOS PULANDO SUA LINDA CERQUINHA, QUE NÃO ERA MUITO ALTA, AINDA BEM...
NESTA NOITE O CENÁRIO JÁ ESTAVA PRONTO, E LOGO ELA AVISTOU OS CARNEIRINHOS VINDO. PROCUROU UM LUGAR ONDE PUDESSE VER TODOS PULANDO A CERQUINHA E ASSIM CONSEGUIR CONTÁ-LOS.
ELES ERAM DOS BEM FOFINHOS E BRANQUINHOS, E DOS MAIS DÓCEIS TAMBÉM, AFINAL DE CONTAS NÃO HAVIA NENHUMA RAPOSA POR PERTO.
A CERCA ESTAVA DO TAMANHO EXATO E OS CARNEIRINHOS ESTAVAM PULANDO, E HELENA DISTRAIDA ADMIRANDO OS BICHINHOS, NÃO TINHA COMEÇADO A CONTAR, E ACABOU DIZENDO EM VOZ ALTA:
- VIXI ESQUECI DE CONTAR!!! VOU COMEÇAR, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9...OPA! PASSARAM DOIS DE UMA VEZ... E MAIS DOIS... E AGORA TRÊS... PERDI A CONTA.
ENQUANTO ABRAÇAVA UM CARNEIRINHO DOS MAIS FOFINHOS (E ERA TÃO CHEIROSO), HELENA VIU QUE TERIA QUE ORGANIZAR OS CARNEIRINHOS, OU APRENDER A CONTAR DE OUTRA FORMA; POIS UNS CARNEIRINHOS ERAM MAIS RÁPIDOS QUE OS OUTROS E QUERIAM LOGO PULAR A CERQUINHA, E ELA ACHAVA JUSTO!
ENVOLVIDA EM SEUS PENSAMENTOS HELENA ADORMECEU ABRAÇADA AO TRAVESSEIRO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário